Introdućčo ao HIV e AIDS: O que vocź precisa saber

 

Olá, meu nome é {APRESENTAR  NOME} e estou aqui para conversar com voce sobre HIV e AIDS. Este vídeo vai fornecer informaćões que podem salvar a sua vida.

Por favor, ouća com atencao e assista até o fim.

 

Provavelmente vocź já ouviu sobre a doenća HIV/AIDS e sabe que ela pode seriamente afetar sua vida e até o matar.

 

Mas o que vocź pode fazer para reduzir o risco de contrair HIV, o vírus que causa AIDS?

Se vocź seguir as instrućões deste vídeo, vocź pode reduzir ou ate eliminar o risco de contrair o HIV, salvando sua vida, a vida do atual ou futuro parceiro, e se vocź for uma mulher, as vidas de seus futuros filhos.

 

A sigla AIDS significa Síndrome de Imunodeficiźncia Adquirida. É uma doenća causada pelo vírus humano de imunodeficiźncia, conhecida como HIV. Logo que a pessoa é infectada pelo HIV, o vírus comeća a atacar o seu sistema imunológico, especificamente as células brancas do sangue, chamadas células T ou células CD4. Inicialmente, e ąs vezes por muitos anos, a pessoa pode nčo apresentar sintomas de estar doente e aparecer perfeitamente saudável.

 

Vocź nčo pode dizer se uma pessoa tem o HIV simplesmente olhando para ela. Uma pessoa pode estar infectada com HIV e nem mesmo saber. Demora seis meses após estar infectado pelo HIV para que os testes possam mostrar se alguém é HIV soro-positivo. Depois que uma pessoa contraiu HIV, até mesmo antes de os teste serem confirmados positivos, ela já pode transmitir a infecćčo a outros.

 

Um indivíduo infectado tem aproximadamente 800 a 1000 células T, que sčo as células de defesa imunológicas. Se o HIV comprometer muito o sistema imunológico da pessoa, as suas células T cairčo a um nível perigosamente baixo. O diagnóstico da pessoa muda de HIV soro-positivo ą AIDS quando suas células T caem abaixo de 200, ou quando uma infecćčo vence o sistema imunológico enfraquecido, chamada infecćčo oportunista.

 

As células T sčo um dos mecanismos de defesa do corpo contra infecćões por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Quando a contagem das células T de uma pessoa cai muito, ela  torna-se vulnerável ąs infecćões que o sistema imune de uma pessoa saudável poderia resistir. Isso explica porque pessoas com AIDS em estágios terminais frequentemente adoecem. Elas estčo mais vulneráveis ą tuberculose, pneumonia e muitas outras doenćas. E podem morrer por causa dessas outras infecćões.

E é a isso que chamamos AIDS: em conseqüźncia de ter contraído o vírus HIV, a pessoa adquiriu uma deficiźncia imunológica.

 

Agora vocź sabe que o vírus chamado HIV causa a doenća conhecida como AIDS e que a AIDS pode seriamente afetar ou até matar.

 

Como se transmite o HIV?

Felizmente nčo se transmite com facilidade. Vocź nčo o adquire por um simples aperto mčo, um espirro, uma tosse, ou um beijo leve. Portanto, vocź nčo precisa se preocupar sobre a transmissčo do HIV se vocź tiver amigos, pessoas da família ou colegas de trabalho com AIDS.

 

Em uma pessoa infectada, o HIV está presente no sangue, no sźmen, ou seja, nos fluidos da ejaculaćčo do homem e nos fluidos vaginais da mulher, assim como no seu leite materno. O HIV nčo é encontrado em quantidades significativas nas lágrimas, suor ou saliva. O HIV é transmitido quando os líquidos do corpo de uma pessoa infectada faz contato direto com as membranas mucósicas de outra pessoa. Exemplos dessas membranas incluem os olhos, nariz, boca e genitais. Embora existam outros meios de transmissčo, há quatro modos principais em que o HIV pode passar de uma pessoa para outra. Sčo eles: pelo contato sexual, compartilhamento de agulhas por usuários de drogas injetáveis, mče transmitindo ą crianća durante a gravidez ou o aleitamento materno e recebendo sangue infectado por transfusčo sangüínea. Alem de casos de exposićčo acidental ao sangue HIV positivo por  profissionais da saúde.

 

Vamos falar sobre cada um desses principais modos de transmissčo:

 

Contato sexual. Este é conhecido como o modo mais comum pelo qual se transmite o HIV. O HIV está presente no sźmen de um homem infectado e nos fluidos vaginais de uma mulher infectada.

Quando duas pessoas fazem sexo e trocam fluidos do corpo, o HIV pode transmitir de um parceiro para o outro. 

O sexo anal é mais arriscado do que o sexo vaginal porque o tecido anal é mais propenso a rasgar durante o sexo do que o tecido vaginal.

O  HIV é transmitido também através do sexo oral. Embora isto seja menos comum, lembre-se que o risco ainda existe.

Mulheres que fazem sexo com mulheres que sčo HIV soro-positivas tambem estčo incluídas  no risco de serem infectadas pelas secrećões vaginais.

Independente de vocź fazer sexo com homens ou mulheres, quanto maior o numero de parceiros voce tiver, maior o risco de contrair o HIV.

 

Agora vamos conversar sobre o compartilhamento de agulhas por usuários de droga injetável.

O HIV está presente no sangue de uma pessoa infectada. Se uma pessoa com HIV usa uma agulha para injetar a droga, um pouco do seu sangue fica dentro e sobre a agulha. Se outra pessoa usa a mesma agulha suja, consequentemente essa outra pessoa pode contrair o HIV.

Se vocź injetar drogas, o melhor meio de evitar contrair o HIV é usar suas próprias agulhas e nčo compartilhá-las.

 

Como e a transmissčo da mče para a crianća? 

Se uma mulher grávida tiver o HIV, ela coloca o feto em risco, mais comumente através do cordao umbilical, quando as membranas mucósicas do recém-nascido entra em contato com as secrećões infectadas da mče. Depois do nascimento, se a crianća mama no peito, ela podem vir a ser HIV soro-positiva  através do leite materno infectado. Uma mulher pode reduzir o risco de transmitir o HIV a seu bebź usando drogas antiretrovirais sob orientaćčo médica. Se a familia tiver acesso a agua limpa e leite em po, essa tambem e uma boa opcao. Em alguns paises existem programas que oferecem leite materno para alimentar as criancas de mulheres com HIV. 

 

 E quanto a receber transfućčo sangüínea infectada pelo HIV?

 Há algum tempo atras, durante a epidemia do HIV, algumas pessoas contraíram a doenca por terem recebido transfusčo de sangue de pessoas infectadas. Hoje nos Estados Unidos e na maioria dos países mais desenvolvidos, os doadores de sangue sčo descartados dos fatores de risco do HIV, e todo o sangue doado é testado. Portanto, o risco de contrair o HIV por transfusčo sangüínea é extremamente baixo. De qualquer modo, e importante saber que vocź nčo contrai o HIV doando sangue, mas pode contrair recebendo-o.

 

Entčo ja sabemos que o vírus HIV causa a doenća conhecida como AIDS e pode ser transmitida pelo sexo, compartilhamento de seringas, da mče para a crianća e transfusčo sangüínea.

O que vocź deve fazer para reduzir ou eliminar o seu risco de contrair HIV?

 

O contato sexual é o modo mais comum de espalhar o HIV. Para reduzir o risco de contrair o HIV através do contato sexual, procure ser fiel a um único parceiro e usar preservativo em cada relacao.

 

A fidelidade mútua é a única maneira de garantir que vocź nčo irá contrair o HIV. Ser fiel a um único parceiro reduz o risco de contrair o HIV, pois isso significa que nem vocź nem

seu parceiro(a) estčo se expondo ą outras pessoas que possam ter o HIV.

Se vocź e seu parceiro forem fiéis um ao outro, e nenhum de vocźs usarem drogas injetáveis, entčo vocźs nčo contrairčo o HIV através da atividade sexual.

 

Antes do encontro sexual, certifique-se de que ambos faćam o teste do HIV.  Nčo suponha que vocź nčo tenha o HIV, e nem que o outro também nčo o tenha. Qualquer um que é sexualmente ativo pode ter sido exposto ao virus. Um simples teste rápido de sangue ou uma amostra oral, onde é coletada a saliva do interior da boca por um cotonete, podem revelar se vocź é HIV soro-positivo. Na maioria de países, este teste é gratuito. Vocź e seu parceiro devem fazź-lo. Lembre-se de que demora seis meses após a exposićčo ao HIV para que o teste possa dar um resultado efetivo, ou seja, se tornar positivo. Entčo vocź só sabe com seguranća que é HIV soro-negativo se vocź tiver um teste com resultado HIV negativo, seis meses após sua última possível exposićčo ao virus.

 

Um preservativo nčo é uma garantia contra a transmissčo do HIV, mas quando usado corretamente, reduz muito o risco de um parceiro infectar o outro.

Para que um preservativo forneća a melhor protećčo contra o HIV, vocź precisa usá-lo a cada ato sexual, mesmo sexo oral. Se vocź usa preservativo apenas algumas vezes que vocź faz sexo, vocź terá um risco maior de contrair o HIV durante as outras vezes que vocź deixa de usá-lo. É possível contrair o HIV até se vocź fizer sexo desprotegido uma única vez. Entčo, se vocź é sexualmente ativo, tenha o cuidado de usar preservativo  todas as vezes.

 

Para que um preservativo ofereća melhor protećčo contra o HIV, vocź precisa usá-lo corretamente. Vocź deve colocá-lo sobre o pźnis ereto, antes de qualquer contato entre ele e a boca do parceiro(a), vagina ou o Čnus. Ao colocar o preservativo sobre o pźnis, deixe um pequeno espaćo extra na ponta para conter o sźmen, e desenrole o preservativo por toda a extensčo do membro. Nčo puxe o preservativo sobre o pźnis como vocź puxaria uma meia sobre o pé. Depois que o homem ejacular, ele deve segurar o preservativo na base de seu membro para estar seguro de que ele nčo saia e, remova  imediatamente seu pźnis de seu parceiro(a) antes que o membro fique flácido. Isto reduzirá o risco de o preservativo escapar. Depois, jogue fora o preservativo.

Os preservativos devem ser guardados em um lugar arejado, nčo exposto ą luz solar. Nčo os exponha a lubrificantes ą base de óleo, como vaselina, porque enfraquecerčo o preservativo.

Se vocź for alérgico ao latex, vocź pode usar um preservativo de poliuretano. O HIV pode ser transmitido através de um preservativo de pele de carneiro porque os poros sčo muito grandes, portanto de preferencia aos outros tipos de preservativo.

 

Para o sexo oral com uma mulher, é importante usar o preservativo feminino. Se voce nao tiver o preservativo feminino, vocź pode cortar a ponta e o lado do preservativo masculino e fazer um quadrado de protećčo para isolamento absoluto. Nunca reutilize um preservativo. Há um outro vídeo neste site que  demonstra como usa-lo corretamente.

 

Se vocź ou seu parceiro(a) forem sexualmente ativos ou usuários de drogas, muitas situaćões precisam ser discutidas. Um de vocźs pode ser HIV positivo e pode sabź-lo ou nčo. Um de vocźs pode eventualmente ter tido sexo fora do relacionamento ou usar drogas injetáveis. Se este for o caso, é importante que nčo se ignore. Procure se informar e, se vocź ainda nčo tem o hábito de usar preservativos, comece a usá-los. Esta nčo é uma situaćčo fácil, mas, ignorá-la e ainda pior.

 

Nčo use drogas injetáveis, mas se o fizer, assegure-se de nunca usar uma agulha suja para se injetar. Vocź nčo vai contrair o HIV de uma agulha nova, limpa, sem uso e esterilizada que vocź remove da embalagem. Há muitos postos de troca de agulhas onde vocź pode deixar as agulhas usadas e substituir gratuitamente por novas. É extremamente perigoso usar uma agulha que já tenha sido usada por outra pessoa para injetar alguma coisa no seu corpo.

 

Se em último caso, vocź estiver desesperado e quiser usar uma agulha usada para injetar uma droga, vocź pode limpar a agulha e a seringa completamente por dentro e por fora com uma solućčo para reduzir seu risco de contrair o HIV. Há um outro vídeo neste site que demonstra como limpar a seringa e agulha.

 

Entčo agora vocź compreende que a AIDS é causada pelo vírus chamado HIV, e que o vírus é transmitido pelo contato sexual, compartilhamento de agulhas, da mče para a crianća e transfusao de sangue.

O vírus nčo é transmitido pelo beijo, pelo abraćo, ou aperto de mčo.

A melhor maneira para eliminar os riscos de contrair o HIV é abster-se da atividade sexual e nunca injetar drogas.

Se vocź optar por ser sexualmente ativo, vocź pode reduzir seu risco de adquirir o HIV sendo fiel com um único parceiro(a) e usando preservativo toda vez que fizer sexo.

Se vocź optar por injetar drogas, vocź pode reduzir seu risco de adquirir o HIV nunca compartilhando agulhas.

 

Lembre-se sempre: Nčo importa quem vocź seja, vocź é um indivíduo precioso, e sua vida é importante, assim como a vida dos demais em sua comunidade.  Faća escolhas saudáveis que possam reduzir ou eliminar seu risco de contrair o HIV.

Cuide de si próprio e daqueles que estčo ao seu redor.

 

Espero que voce tenha aprendido mais sobre essa terrivel doenca e as maneiras de previni-la. Eu sou {APRESENTAR  NOME} e te agradeco por ouvir.

 

-----

 

 

Original English script written by Becky Kuhn, M.D. and Eric Krock

Translated by Gloria Galli
Edited and presented by Tatiana de Paula

Special thanks to Marcio Galli and Helena de Melo