Introduo ao HIV e AIDS: O que voc precisa saber

 

Ol, meu nome {APRESENTAR  NOME} e estou aqui para conversar com voce sobre HIV e AIDS. Este vdeo vai fornecer informaes que podem salvar a sua vida.

Por favor, oua com atencao e assista at o fim.

 

Provavelmente voc j ouviu sobre a doena HIV/AIDS e sabe que ela pode seriamente afetar sua vida e at o matar.

 

Mas o que voc pode fazer para reduzir o risco de contrair HIV, o vrus que causa AIDS?

Se voc seguir as instrues deste vdeo, voc pode reduzir ou ate eliminar o risco de contrair o HIV, salvando sua vida, a vida do atual ou futuro parceiro, e se voc for uma mulher, as vidas de seus futuros filhos.

 

A sigla AIDS significa Sndrome de Imunodeficincia Adquirida. uma doena causada pelo vrus humano de imunodeficincia, conhecida como HIV. Logo que a pessoa infectada pelo HIV, o vrus comea a atacar o seu sistema imunolgico, especificamente as clulas brancas do sangue, chamadas clulas T ou clulas CD4. Inicialmente, e s vezes por muitos anos, a pessoa pode no apresentar sintomas de estar doente e aparecer perfeitamente saudvel.

 

Voc no pode dizer se uma pessoa tem o HIV simplesmente olhando para ela. Uma pessoa pode estar infectada com HIV e nem mesmo saber. Demora seis meses aps estar infectado pelo HIV para que os testes possam mostrar se algum HIV soro-positivo. Depois que uma pessoa contraiu HIV, at mesmo antes de os teste serem confirmados positivos, ela j pode transmitir a infeco a outros.

 

Um indivduo infectado tem aproximadamente 800 a 1000 clulas T, que so as clulas de defesa imunolgicas. Se o HIV comprometer muito o sistema imunolgico da pessoa, as suas clulas T cairo a um nvel perigosamente baixo. O diagnstico da pessoa muda de HIV soro-positivo AIDS quando suas clulas T caem abaixo de 200, ou quando uma infeco vence o sistema imunolgico enfraquecido, chamada infeco oportunista.

 

As clulas T so um dos mecanismos de defesa do corpo contra infeces por bactrias, vrus, fungos e parasitas. Quando a contagem das clulas T de uma pessoa cai muito, ela  torna-se vulnervel s infeces que o sistema imune de uma pessoa saudvel poderia resistir. Isso explica porque pessoas com AIDS em estgios terminais frequentemente adoecem. Elas esto mais vulnerveis tuberculose, pneumonia e muitas outras doenas. E podem morrer por causa dessas outras infeces.

E a isso que chamamos AIDS: em conseqncia de ter contrado o vrus HIV, a pessoa adquiriu uma deficincia imunolgica.

 

Agora voc sabe que o vrus chamado HIV causa a doena conhecida como AIDS e que a AIDS pode seriamente afetar ou at matar.

 

Como se transmite o HIV?

Felizmente no se transmite com facilidade. Voc no o adquire por um simples aperto mo, um espirro, uma tosse, ou um beijo leve. Portanto, voc no precisa se preocupar sobre a transmisso do HIV se voc tiver amigos, pessoas da famlia ou colegas de trabalho com AIDS.

 

Em uma pessoa infectada, o HIV est presente no sangue, no smen, ou seja, nos fluidos da ejaculao do homem e nos fluidos vaginais da mulher, assim como no seu leite materno. O HIV no encontrado em quantidades significativas nas lgrimas, suor ou saliva. O HIV transmitido quando os lquidos do corpo de uma pessoa infectada faz contato direto com as membranas mucsicas de outra pessoa. Exemplos dessas membranas incluem os olhos, nariz, boca e genitais. Embora existam outros meios de transmisso, h quatro modos principais em que o HIV pode passar de uma pessoa para outra. So eles: pelo contato sexual, compartilhamento de agulhas por usurios de drogas injetveis, me transmitindo criana durante a gravidez ou o aleitamento materno e recebendo sangue infectado por transfuso sangnea. Alem de casos de exposio acidental ao sangue HIV positivo por  profissionais da sade.

 

Vamos falar sobre cada um desses principais modos de transmisso:

 

Contato sexual. Este conhecido como o modo mais comum pelo qual se transmite o HIV. O HIV est presente no smen de um homem infectado e nos fluidos vaginais de uma mulher infectada.

Quando duas pessoas fazem sexo e trocam fluidos do corpo, o HIV pode transmitir de um parceiro para o outro. 

O sexo anal mais arriscado do que o sexo vaginal porque o tecido anal mais propenso a rasgar durante o sexo do que o tecido vaginal.

O  HIV transmitido tambm atravs do sexo oral. Embora isto seja menos comum, lembre-se que o risco ainda existe.

Mulheres que fazem sexo com mulheres que so HIV soro-positivas tambem esto includas  no risco de serem infectadas pelas secrees vaginais.

Independente de voc fazer sexo com homens ou mulheres, quanto maior o numero de parceiros voce tiver, maior o risco de contrair o HIV.

 

Agora vamos conversar sobre o compartilhamento de agulhas por usurios de droga injetvel.

O HIV est presente no sangue de uma pessoa infectada. Se uma pessoa com HIV usa uma agulha para injetar a droga, um pouco do seu sangue fica dentro e sobre a agulha. Se outra pessoa usa a mesma agulha suja, consequentemente essa outra pessoa pode contrair o HIV.

Se voc injetar drogas, o melhor meio de evitar contrair o HIV usar suas prprias agulhas e no compartilh-las.

 

Como e a transmisso da me para a criana? 

Se uma mulher grvida tiver o HIV, ela coloca o feto em risco, mais comumente atravs do cordao umbilical, quando as membranas mucsicas do recm-nascido entra em contato com as secrees infectadas da me. Depois do nascimento, se a criana mama no peito, ela podem vir a ser HIV soro-positiva  atravs do leite materno infectado. Uma mulher pode reduzir o risco de transmitir o HIV a seu beb usando drogas antiretrovirais sob orientao mdica. Se a familia tiver acesso a agua limpa e leite em po, essa tambem e uma boa opcao. Em alguns paises existem programas que oferecem leite materno para alimentar as criancas de mulheres com HIV. 

 

 E quanto a receber transfuo sangnea infectada pelo HIV?

 H algum tempo atras, durante a epidemia do HIV, algumas pessoas contraram a doenca por terem recebido transfuso de sangue de pessoas infectadas. Hoje nos Estados Unidos e na maioria dos pases mais desenvolvidos, os doadores de sangue so descartados dos fatores de risco do HIV, e todo o sangue doado testado. Portanto, o risco de contrair o HIV por transfuso sangnea extremamente baixo. De qualquer modo, e importante saber que voc no contrai o HIV doando sangue, mas pode contrair recebendo-o.

 

Ento ja sabemos que o vrus HIV causa a doena conhecida como AIDS e pode ser transmitida pelo sexo, compartilhamento de seringas, da me para a criana e transfuso sangnea.

O que voc deve fazer para reduzir ou eliminar o seu risco de contrair HIV?

 

O contato sexual o modo mais comum de espalhar o HIV. Para reduzir o risco de contrair o HIV atravs do contato sexual, procure ser fiel a um nico parceiro e usar preservativo em cada relacao.

 

A fidelidade mtua a nica maneira de garantir que voc no ir contrair o HIV. Ser fiel a um nico parceiro reduz o risco de contrair o HIV, pois isso significa que nem voc nem

seu parceiro(a) esto se expondo outras pessoas que possam ter o HIV.

Se voc e seu parceiro forem fiis um ao outro, e nenhum de vocs usarem drogas injetveis, ento vocs no contrairo o HIV atravs da atividade sexual.

 

Antes do encontro sexual, certifique-se de que ambos faam o teste do HIV.  No suponha que voc no tenha o HIV, e nem que o outro tambm no o tenha. Qualquer um que sexualmente ativo pode ter sido exposto ao virus. Um simples teste rpido de sangue ou uma amostra oral, onde coletada a saliva do interior da boca por um cotonete, podem revelar se voc HIV soro-positivo. Na maioria de pases, este teste gratuito. Voc e seu parceiro devem faz-lo. Lembre-se de que demora seis meses aps a exposio ao HIV para que o teste possa dar um resultado efetivo, ou seja, se tornar positivo. Ento voc s sabe com segurana que HIV soro-negativo se voc tiver um teste com resultado HIV negativo, seis meses aps sua ltima possvel exposio ao virus.

 

Um preservativo no uma garantia contra a transmisso do HIV, mas quando usado corretamente, reduz muito o risco de um parceiro infectar o outro.

Para que um preservativo fornea a melhor proteo contra o HIV, voc precisa us-lo a cada ato sexual, mesmo sexo oral. Se voc usa preservativo apenas algumas vezes que voc faz sexo, voc ter um risco maior de contrair o HIV durante as outras vezes que voc deixa de us-lo. possvel contrair o HIV at se voc fizer sexo desprotegido uma nica vez. Ento, se voc sexualmente ativo, tenha o cuidado de usar preservativo  todas as vezes.

 

Para que um preservativo oferea melhor proteo contra o HIV, voc precisa us-lo corretamente. Voc deve coloc-lo sobre o pnis ereto, antes de qualquer contato entre ele e a boca do parceiro(a), vagina ou o nus. Ao colocar o preservativo sobre o pnis, deixe um pequeno espao extra na ponta para conter o smen, e desenrole o preservativo por toda a extenso do membro. No puxe o preservativo sobre o pnis como voc puxaria uma meia sobre o p. Depois que o homem ejacular, ele deve segurar o preservativo na base de seu membro para estar seguro de que ele no saia e, remova  imediatamente seu pnis de seu parceiro(a) antes que o membro fique flcido. Isto reduzir o risco de o preservativo escapar. Depois, jogue fora o preservativo.

Os preservativos devem ser guardados em um lugar arejado, no exposto luz solar. No os exponha a lubrificantes base de leo, como vaselina, porque enfraquecero o preservativo.

Se voc for alrgico ao latex, voc pode usar um preservativo de poliuretano. O HIV pode ser transmitido atravs de um preservativo de pele de carneiro porque os poros so muito grandes, portanto de preferencia aos outros tipos de preservativo.

 

Para o sexo oral com uma mulher, importante usar o preservativo feminino. Se voce nao tiver o preservativo feminino, voc pode cortar a ponta e o lado do preservativo masculino e fazer um quadrado de proteo para isolamento absoluto. Nunca reutilize um preservativo. H um outro vdeo neste site que  demonstra como usa-lo corretamente.

 

Se voc ou seu parceiro(a) forem sexualmente ativos ou usurios de drogas, muitas situaes precisam ser discutidas. Um de vocs pode ser HIV positivo e pode sab-lo ou no. Um de vocs pode eventualmente ter tido sexo fora do relacionamento ou usar drogas injetveis. Se este for o caso, importante que no se ignore. Procure se informar e, se voc ainda no tem o hbito de usar preservativos, comece a us-los. Esta no uma situao fcil, mas, ignor-la e ainda pior.

 

No use drogas injetveis, mas se o fizer, assegure-se de nunca usar uma agulha suja para se injetar. Voc no vai contrair o HIV de uma agulha nova, limpa, sem uso e esterilizada que voc remove da embalagem. H muitos postos de troca de agulhas onde voc pode deixar as agulhas usadas e substituir gratuitamente por novas. extremamente perigoso usar uma agulha que j tenha sido usada por outra pessoa para injetar alguma coisa no seu corpo.

 

Se em ltimo caso, voc estiver desesperado e quiser usar uma agulha usada para injetar uma droga, voc pode limpar a agulha e a seringa completamente por dentro e por fora com uma soluo para reduzir seu risco de contrair o HIV. H um outro vdeo neste site que demonstra como limpar a seringa e agulha.

 

Ento agora voc compreende que a AIDS causada pelo vrus chamado HIV, e que o vrus transmitido pelo contato sexual, compartilhamento de agulhas, da me para a criana e transfusao de sangue.

O vrus no transmitido pelo beijo, pelo abrao, ou aperto de mo.

A melhor maneira para eliminar os riscos de contrair o HIV abster-se da atividade sexual e nunca injetar drogas.

Se voc optar por ser sexualmente ativo, voc pode reduzir seu risco de adquirir o HIV sendo fiel com um nico parceiro(a) e usando preservativo toda vez que fizer sexo.

Se voc optar por injetar drogas, voc pode reduzir seu risco de adquirir o HIV nunca compartilhando agulhas.

 

Lembre-se sempre: No importa quem voc seja, voc um indivduo precioso, e sua vida importante, assim como a vida dos demais em sua comunidade.  Faa escolhas saudveis que possam reduzir ou eliminar seu risco de contrair o HIV.

Cuide de si prprio e daqueles que esto ao seu redor.

 

Espero que voce tenha aprendido mais sobre essa terrivel doenca e as maneiras de previni-la. Eu sou {APRESENTAR  NOME} e te agradeco por ouvir.

 

-----

 

 

Original English script written by Becky Kuhn, M.D. and Eric Krock

Translated by Gloria Galli
Edited and presented by Tatiana de Paula

Special thanks to Marcio Galli and Helena de Melo