Olá, meu nome é [PRESENTER NAME] e estou aqui para apresentar "Os 10 Principais Mitos Sobre HIV and AIDS." Este vídeo vai esclarecer e desmitificar alguns conceitos a respeito de HIV e AIDS. Primeiramente vou apresentar cada mito e em seguida esclarecer a realidade.

Mito # 1: HIV nčo causa AIDS.

 

Realidade: Há evidźncia científica comprovada e um consenso médico de que a doenća conhecida como AIDS é causada pelo vírus chamado HIV. Os cientistas estčo capacitados para dizer como o HIV infecta as células, ataca o sistema imunológico e causa os sintomas da AIDS. O HIV está presente no sangue de um indivíduo infectado e os medicamentos antiretrovirais tźm demonstrado que sčo capazes de estagnar o vírus

e melhorar os sintomas da AIDS.

 

Mito # 2: Por causa de medicaćões antiretrovirais, nčo precisamos nos preocupar com HIV/AIDS.

 

Realidade: Os medicamentos antiretrovirais tźm sido um grande avanćo na luta contra o HIV, mas nčo curam. Se o seu médico prescrever essa medicaćčo, tambem conhecida como ARVs, vocź terá que fazer exame de rotina para minimizar o risco de que o HIV desenvolva no seu corpo uma resistźncia ao medicamento. Por outro lado, em países em desenvolvimento, o HIV/AIDS continua se espalhando, nčo somente na África, mas cada vez mais na Índia, na Ásia, no Leste Europeu e na antiga Uničo Soviética. Na verdade, o mundo nčo experimentou ainda as conseqüźncias de um surto globo-total do HIV/AIDS com conseqüźncias na política, na economia, e nos meios de subsistźncia dessas vítimas.

 

Mito # 3: Vocź já tem o HIV, é sexualmente ativo, e nčo precisa mais praticar sexo seguro.

 

Realidade: Indivíduos HIV positivos que escolhem ser sexualmente ativos precisam praticar sexo seguro para reduzir o risco de seu parceiro HIV negativo ser infectado. Quando ambos sčo HIV positivo, eles também precisam praticar sexo seguro para prevenir que contraiam quaisquer outros tipos de HIV, um tipo de HIV provavelmente mais agressivo e resistente ą droga. Se uma pessoa é HIV positiva e escolhe ser sexualmente ativa, é importante que ela informe seus parceiros. Adicionalmente, é vital praticar sexo seguro em cada encontro sexual.

 

Mito # 4: Voce nčo pode contrair HIV através do sexo oral.

 

Realidade: Embora o risco de transmitir o HIV através do sexo oral nčo seja tčo elevado quanto através de algumas outras práticas sexuais, como o sexo vaginal ou anal, ainda existe o risco. Há casos documentados de pessoas que optaram somente pelo sexo oral

e nunca contraíram o HIV. De qualquer modo, pessoas que escolhem serem sexualmente ativas devem reduzir seu risco através dos preservativos para homens e lenćol de borracha para isolamento absoluto para mulheres.

 

Mito # 5: Voce nao pode adquirir HIV por meio de um encontro sexual.

 

Realidade: Há casos documentados de indivíduos que contraíram HIV de um encontro sexual porque seus parceiros eram HIV soro-positivo e eles faziam sexo sem protećčo. Qualquer um que seja HIV soro-positivo é capaz de infectar seus parceiros sexuais. E vocź nčo pode dizer se uma pessoa é HIV soro-positivo pelo olhar. Assim, se vocź optar por ser sexualmente ativo, lembre-se que pode contrair o HIV até de um único encontro sexual e é vital usar o preservativo.

 

Mito # 6: Uma mulher nčo pode transmitir HIV ą outra mulher.

 

Realidade: Embora o risco de uma mulher HIV positiva infectar uma outra mulher fazendo sexo seja baixo, o risco nčo é ainda zero. Uma mulher HIV soro-positivo contźm o HIV em seus fluidos vaginais e pode infectar seus parceiros(as). Se uma pessoa for HIV positiva e escolher ser sexualmente ativa, é importante que informe seus parceiros. É de vital importČncia o sexo seguro em cada encontro sexual.

 

Mito # 7: Se voce é HIV positivo mas sua leitura viral de HIV é indetectavel voce nčo pode transmitir HIV.

 

Realidade: Qualquer um que é HIV soro-positivo pode transmitir o vírus a seus parceiros sexuais. É verdade que se sua carga viral for baixa, seu risco de transmitir o HIV é mais baixo, mas o risco nčo é zero. Se vocź for HIV soro-positivo e optar por ser sexualmente ativo, nčo importa se vocź se sente saudável e qučo baixa seja a sua carga viral, vocź precisa informar aos seus parceiros seu status viral para eles tomem conhecimento e juntos vocźs possam trabalhar para reduzir o risco de transmissčo do HIV.

 

Mito # 8: AIDS pode ser transmitida pelo beijo, abraćo ou um aperto de mčo.

 

Realidade: Vocź nčo contrai o HIV ao beijar uma pessoa, por abraćá-la ou cumprimentá-la. Vocź nčocontrai o HIV trabalhando ou vivendo com elas. Embora existam outros meios da transmissčo, há quatro maneiras principais de transmissčo do HIV: através do contato sexual íntimo; compartilhando agulhas, através do uso de drogas injetáveis, transfusões sangüíneas, e da mče para a crianća.

 

Mito # 9: Se voce tem HIV, voce pode curar-se tendo sexo com uma virgem.

 

Realidade: Ainda nčo há nenhuma cura para HIV ou AIDS. O mito de que voce pode curar HIV/AIDS é aceito em algumas partes da Africa e tem sempre levado a incidentes onde homens HIV positivos violentam jovens mulheres ou meninas na esperanća de curar seu HIV.

 

Mito # 10: Qualquer indivíduo com HIV eventualmente desenvolverá AIDS.

 

Realidade: Há um grupo de indivíduos com HIV que nčo desenvolveram a AIDS, apesar de estarem infectados há mais de 20 anos. Alguns parecem ter uma habilidade natural de reprimir o vírus em seu corpos sem medicamentos. Outros podem ter adquirido um tipo fraco do vírus. Outros ainda usaram medicamentos antes que suas células CD4 ficassem abaixo de 200 e conseqüentemente, nčo adquiriram o diagnóstico da AIDS.

Estes sčo apenas dez mitos comuns sobre o HIV e os AIDS. Há muito mais. Nčo importa quem vocź é, é importante ter a informaćčo correta sobre o HIV e o AIDS. Vocź é um indivíduo valioso, e sua vida e importante, assim como a vida de todos em sua comunidade. Cuide-se e cuide daqueles que fazem parte da sua vida. Faća escolhas saudáveis que eliminem ou reduzem seu risco de contrair o HIV. Por favor preste atenćčo nos outros vídeos deste site para aprender mais sobre o HIV e AIDS.

 

For AIDSvideos.org, this is [PRESENTER NAME].