Ol, meu nome [PRESENTER NAME] e estou aqui para apresentar "Os 10 Principais Mitos Sobre HIV and AIDS." Este vdeo vai esclarecer e desmitificar alguns conceitos a respeito de HIV e AIDS. Primeiramente vou apresentar cada mito e em seguida esclarecer a realidade.

Mito # 1: HIV no causa AIDS.

 

Realidade: H evidncia cientfica comprovada e um consenso mdico de que a doena conhecida como AIDS causada pelo vrus chamado HIV. Os cientistas esto capacitados para dizer como o HIV infecta as clulas, ataca o sistema imunolgico e causa os sintomas da AIDS. O HIV est presente no sangue de um indivduo infectado e os medicamentos antiretrovirais tm demonstrado que so capazes de estagnar o vrus

e melhorar os sintomas da AIDS.

 

Mito # 2: Por causa de medicaes antiretrovirais, no precisamos nos preocupar com HIV/AIDS.

 

Realidade: Os medicamentos antiretrovirais tm sido um grande avano na luta contra o HIV, mas no curam. Se o seu mdico prescrever essa medicao, tambem conhecida como ARVs, voc ter que fazer exame de rotina para minimizar o risco de que o HIV desenvolva no seu corpo uma resistncia ao medicamento. Por outro lado, em pases em desenvolvimento, o HIV/AIDS continua se espalhando, no somente na frica, mas cada vez mais na ndia, na sia, no Leste Europeu e na antiga Unio Sovitica. Na verdade, o mundo no experimentou ainda as conseqncias de um surto globo-total do HIV/AIDS com conseqncias na poltica, na economia, e nos meios de subsistncia dessas vtimas.

 

Mito # 3: Voc j tem o HIV, sexualmente ativo, e no precisa mais praticar sexo seguro.

 

Realidade: Indivduos HIV positivos que escolhem ser sexualmente ativos precisam praticar sexo seguro para reduzir o risco de seu parceiro HIV negativo ser infectado. Quando ambos so HIV positivo, eles tambm precisam praticar sexo seguro para prevenir que contraiam quaisquer outros tipos de HIV, um tipo de HIV provavelmente mais agressivo e resistente droga. Se uma pessoa HIV positiva e escolhe ser sexualmente ativa, importante que ela informe seus parceiros. Adicionalmente, vital praticar sexo seguro em cada encontro sexual.

 

Mito # 4: Voce no pode contrair HIV atravs do sexo oral.

 

Realidade: Embora o risco de transmitir o HIV atravs do sexo oral no seja to elevado quanto atravs de algumas outras prticas sexuais, como o sexo vaginal ou anal, ainda existe o risco. H casos documentados de pessoas que optaram somente pelo sexo oral

e nunca contraram o HIV. De qualquer modo, pessoas que escolhem serem sexualmente ativas devem reduzir seu risco atravs dos preservativos para homens e lenol de borracha para isolamento absoluto para mulheres.

 

Mito # 5: Voce nao pode adquirir HIV por meio de um encontro sexual.

 

Realidade: H casos documentados de indivduos que contraram HIV de um encontro sexual porque seus parceiros eram HIV soro-positivo e eles faziam sexo sem proteo. Qualquer um que seja HIV soro-positivo capaz de infectar seus parceiros sexuais. E voc no pode dizer se uma pessoa HIV soro-positivo pelo olhar. Assim, se voc optar por ser sexualmente ativo, lembre-se que pode contrair o HIV at de um nico encontro sexual e vital usar o preservativo.

 

Mito # 6: Uma mulher no pode transmitir HIV outra mulher.

 

Realidade: Embora o risco de uma mulher HIV positiva infectar uma outra mulher fazendo sexo seja baixo, o risco no ainda zero. Uma mulher HIV soro-positivo contm o HIV em seus fluidos vaginais e pode infectar seus parceiros(as). Se uma pessoa for HIV positiva e escolher ser sexualmente ativa, importante que informe seus parceiros. de vital importncia o sexo seguro em cada encontro sexual.

 

Mito # 7: Se voce HIV positivo mas sua leitura viral de HIV indetectavel voce no pode transmitir HIV.

 

Realidade: Qualquer um que HIV soro-positivo pode transmitir o vrus a seus parceiros sexuais. verdade que se sua carga viral for baixa, seu risco de transmitir o HIV mais baixo, mas o risco no zero. Se voc for HIV soro-positivo e optar por ser sexualmente ativo, no importa se voc se sente saudvel e quo baixa seja a sua carga viral, voc precisa informar aos seus parceiros seu status viral para eles tomem conhecimento e juntos vocs possam trabalhar para reduzir o risco de transmisso do HIV.

 

Mito # 8: AIDS pode ser transmitida pelo beijo, abrao ou um aperto de mo.

 

Realidade: Voc no contrai o HIV ao beijar uma pessoa, por abra-la ou cumpriment-la. Voc nocontrai o HIV trabalhando ou vivendo com elas. Embora existam outros meios da transmisso, h quatro maneiras principais de transmisso do HIV: atravs do contato sexual ntimo; compartilhando agulhas, atravs do uso de drogas injetveis, transfuses sangneas, e da me para a criana.

 

Mito # 9: Se voce tem HIV, voce pode curar-se tendo sexo com uma virgem.

 

Realidade: Ainda no h nenhuma cura para HIV ou AIDS. O mito de que voce pode curar HIV/AIDS aceito em algumas partes da Africa e tem sempre levado a incidentes onde homens HIV positivos violentam jovens mulheres ou meninas na esperana de curar seu HIV.

 

Mito # 10: Qualquer indivduo com HIV eventualmente desenvolver AIDS.

 

Realidade: H um grupo de indivduos com HIV que no desenvolveram a AIDS, apesar de estarem infectados h mais de 20 anos. Alguns parecem ter uma habilidade natural de reprimir o vrus em seu corpos sem medicamentos. Outros podem ter adquirido um tipo fraco do vrus. Outros ainda usaram medicamentos antes que suas clulas CD4 ficassem abaixo de 200 e conseqentemente, no adquiriram o diagnstico da AIDS.

Estes so apenas dez mitos comuns sobre o HIV e os AIDS. H muito mais. No importa quem voc , importante ter a informao correta sobre o HIV e o AIDS. Voc um indivduo valioso, e sua vida e importante, assim como a vida de todos em sua comunidade. Cuide-se e cuide daqueles que fazem parte da sua vida. Faa escolhas saudveis que eliminem ou reduzem seu risco de contrair o HIV. Por favor preste ateno nos outros vdeos deste site para aprender mais sobre o HIV e AIDS.

 

For AIDSvideos.org, this is [PRESENTER NAME].